Ato solene

Ministro oficializa início das obras de duplicação de BRs

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Quase uma semana após a primeira máquina ter começado a trabalhar, uma solenidade  realizada no fim da manhã desta segunda-feira marcou o início oficial da  travessia urbana, a duplicação de 15,4 quilômetros das Brs 158 e 287, entre as proximidades da Ulbra e o trevo do Castelinho.

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Com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ato reuniu cerca de 100 pessoas próximo à Ulbra. Foram assinados os contratos com as empresas que vão tocar a obra: Continental _ responsável pelo Lote 1, que prevê duplicação de 5,1km _ e Sultepa _ responsável pelo Lote 2, que tem 9,4km de duplicação previstos.
Para que a obra seja realizada, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve fazer mais de 300 desapropriações ao longo do trecho. Os principais pontos ficam na BR-287, em direção ao bairro Tancredo Neves, onde existem algumas áreas invadidas.

O diretor-geral substituto do Dnit, Tarcísio Gomes de Freitas, afirma que, a partir de janeiro, o departamento vai entrar em contato com os proprietários para começar o processo de desapropriação. Ele destaca que a prioridade é fazer conciliações, mas, se preciso, a Justiça Federal vai ser acionada. O Dnit acredita que o trecho mais complexo da obra será no trevo da Uglione, onde serão construídas pistas em três níveis. Prevendo possíveis problemas  durante a execução da obra, o órgão estuda desvios e novas rotas de tráfego para evitar transtornos no trânsito de veículos.

_ Vamos precisar da compreensão da população. Mas, quando ficar pronto, vai valer a pena todo o transtorno _ disse o diretor-geral.

Antes de encerrar seu discurso, o ministro deu um aviso às empresas que vão executar a obra:

_ Estou confiando no trabalho de vocês e a população será nossa grande fiscal _ finalizou.

A OBRA
- Desde o dia 16 deste mês, a  Sultepa trabalha no Lote 2, que começa próximo à Ulbra, e vai até o trevo da Uglione
- No dia 5 de janeiro, a empresa Continental deve começar as obras no Lote 1, entre os trevos do Castelinho e da Uglione 
- A obra custará R$ 309,2 milhões 
- O prazo para conclusão é junho de 2017 
- O limite de velocidade na via será, em grande parte, de 80km/h
- A travessia terá paradas de ônibus, ciclovia e iluminação ao longo da via
- Está prevista a construção de passarelas, viadutos elevados e passagens subterrâneas

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